Pages - Menu

sábado, 22 de fevereiro de 2014

Um certo olhar

Do Dicionário Informal,

Estroboscópio
Aparelho destinado a observar as fases sucessivas de um movimento periódico muito rápido dos objetos animados, que os mostra como se estivesse em repouso ou animados de movimento muito lento. Aparelho que reproduz ilusão de movimento de sucessão rápida.

Há algum tempo, enquanto lia um livro, deparei-me com esta palavra. Estroboscópico. Já sabia o que era este efeito e o aparelho usado em peças teatrais ou em espetáculos de luz, mas nunca tinha  parado pra analisar os efeitos causados ao pronunciar tal palavra. Quando li esta palavra no livro, que não era muito bom, diga-se de passagem, meus olhos e minha atenção voltaram-se somente para ela. E desde então ela vem pairando sobre o oceano de minha consciência, como um farol que pisca, chamando minha atenção.
Decidi buscar seu significado. Em meio a tantas definições, umas desnecessariamente complicadas, outras tão simples. Até que achei esta definição, transcrita acima. O estroboscópio “transforma” situações rápidas em um movimento lento. Nos permite observar algo comum, que nos passaria despercebido, de uma maneira delicada.
Eu quero olhar pra correria da vida com um efeito de câmera lenta, quero parar pra observar o que ocorre a minha volta de uma maneira diferente. Quero prestar atenção aos detalhes, ainda que mais escondidos. Afinal, qual o sentido da vida se não pudermos alcançar o que ela nos oferece? O vento no rosto, o sol queimando a pele, um pássaro voando no céu, a poeira que levanta na estrada... Eu quero buscar os detalhes que estão além do que todo mundo vê.

Eu quero ter um olhar estroboscópico.

Nenhum comentário:

Postar um comentário